domingo, 23 de agosto de 2009

Um desabafo entristecido


Porque nossos jovens já não conhecem mais nossas tradições e não cultuam mais suas origens, não digo que sempre tenha sido um adepto da bota e bombacha, porém nunca as deixei, hoje apenas sou um defensor das nossas tradições.
Pergunto a vocês meus leitores, por que é mais simples colocar no Google palavras como: Jay-z, Snoop-dog, Ice Cube, Planet Hemp, entre tantos outros, ao invés de palavras que digam o que somos de verdade, de onde viemos, palavras como: pajada, paleteada, revolução farroupilha.
Os nossos dias são tomados de músicas repletos de palavras de incentivo ao uso de drogas, a agressão aos semelhantes, palavras que nada mais dizem que o homem deve ser o que agride mais, o que “pega” mais mulheres, o que bebe até o fim...


Quando o cafetão chega em casa Passe a grana (3x) Quando os tiras cercarem você Estacione (3x) Se um babaca se engraçar Despache (3x) Tenho um Rolex no pulso e bebo Chandon E fumo do melhor porque estou com tudo
Fragmento de uma musica de Snoop-dog

Não sou ninguém para julgar ou condenar, porém, é algo que pergunto a juventude, que futuro teremos ao ouvir estes tipos de músicas sem algum conteúdo e por que ao invés disso não nos interessamos por coisas mais belas, como ver um grupo de danças tradicionalistas, aprende a sevar um mate, encilhar um cavalo, conhecimentos que iram aumentar nossa cultura.
A cultura dos homens é o que os levanta acima do mundo, um homem sem historia nada é.
Agora lhes deixo um apelo, uma suplica encarecida, não deixem nossa história morrer, não deixe nos vender por músicos internacionais vazios, mas se preferirem que seja dessa forma, pensem então em seus filhos e netos que um dia irão lhes perguntar ao abrir um livro de história antiga: “- Quem foram os Gaúchos?”
O que você irá responder?

Um comentário:

  1. Oi Ewandro, muito legal o blog. Ainda não li todas as postagens, mas gostei. Depois venho com mais calma e farem um comentário sobre as matérias... Mas não deixa passar muito tempo sem postar no blog. Blog dá trabalho por isso, precisamos todos dias colocar alguma coisa, senão perdemos audiência... Vai lá e escreve qualquer coisa, coloca uma foto, mas não deixa de postar.
    Com um abraço duCANA

    ResponderExcluir