terça-feira, 18 de agosto de 2009

Origem da bombacha

Vestimenta típica da Pilcha gaucha, tem como origem a região do norte da África, na invasão moura a Espanha na região da península ibérica, a vestimenta teria se introduzido no norte da Espanha na região chama “Lá Maragateria” e depois trazida para o Brasil durante a colonização.
A origem não é muito Certa, já que existem outras teses para a chegada dela no Brasil.
No Rio Grande do Sul, hoje em dia, encontramos varias formas e cortes de Bombacha, mas sua forma original era bastante larga, já que seu nome oriundo do espanhol “bombacho ” que significa “calças-largas”.
Porém com o passar do tempo fora se deixando um pouco de lado a bombacha larga por influencias vizinhas como Argentina e Uruguai, hoje em dia bombachas mais estreitas nas pernas com frisos nos lados já são mais comuns, as bombachas largas em sua maioria são usadas apenas em atos públicos ou festividades oficiais.
A bombacha usada como uma calça comum no cotidiano do gaucho, por isso talvez a mudança de estilos, já que a de corte mais estreito tornasse mais cômoda, e em muitas vezes mais barata, algumas assemelham-se a uma calça jeans.
Com tudo ainda não pode se dizer que a tradição foi esquecida já que ainda encontramos adeptos da boa e velha “bombacha balão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário