segunda-feira, 17 de agosto de 2009

o Tradicionalismo esmorecido


O que você faz quando vê um jovem vestindo uma bombacha larga, um chapéu vistoso, um lenço no pescoço, de botas?
Algo comum em nossos dias no interior do estado do Rio Grande do sul, algo comum na época da semana farroupilha(de 14 a 20 de setembro) em outras cidades vizinhas, mas nas régios mais metropolitanas algo esquecido lembrada apenas aos arredores do parque harmonia talvez.
Algumas pessoas acham comum o fato de que com os avanços do mundo e da via corrida ninguém mais tenha tempo de ir a um C.T.G. , o que também não faria muita diferença já que alguns centros de tradicionalismo não representem na verdade sua sigla, alguns gaúchos são conhecedores de artes nativas apenas por conformidade e lembrança a semana farroupilha, não os condeno pelo menos eles ainda lembram suas origens.
É uma pergunta simples que lhes faço agora, por que temos tempo para ver a novela, e não para ver um grupo de bailado. Somos gaúchos por que comemos churrasco aos domingos, por que tomamos chimarrão no serviço,por que levantamos cedo, por que falamos tche? Para mim isso é uma idéia falsa de ser gaucho algo tão simples e banal não pode representar a historia de um povo como o nosso, guerreiro, forte, valente... “Mas não basta pra ser livre ser forte aguerrido e bravo, povo que não tem virtudes acaba por ser escravo, sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra...- Fragmento do hino Riograndense”.
Como já dizia o saudoso Gildo de Freitas, ô mocidade associe com a gente vá no CTG e leve o documento. Nosso governo estadual poderia sim promover mais atividades culturais par mostrar a nossos jovens que heróis farroupilhas são mais valentes e possuem mais atributos que repers norte-americanos. A deficiência de projetos culturais é grande, porem é irresponsabilidade minha apena culpar o governo, já que também sou um responsável pela minha cultura e por isso neste blog encontraras diariamente historias e um vasto acervo cultural, será atualizado quase que diariamente. Peço aos meus leitores comentem as postagens opinem novos assuntos, não vamos deixar esta bela tradição morrer obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário