terça-feira, 18 de agosto de 2009

Historia do Charque

O charque é uma carne salgada que se tornou no século XIX o principal produto da economia do Rio Grande do Sul. Pela ausência de tecnologias de refrigeração da carne à época, o animal vacum abatido para retirada do couro, de bom valor de mercado, não tinha sua carne aproveitada adequadamente.
José Pinto Martins, trabalhava no Ceará como produtor de carne-seca, em 1777 uma grande seca fez com que ele mudasse para a então vila de Rio Grande. Aqui existia um crescente e constante abate de gado para retirada do couro e devida a precária existência de acondicionamento devido, quase que nada mais era aproveitado. José então incentivou a produção da carne-seca, e ao passar do tempo, fundou acidade de Pelotas.
Porque damos o nome de Charque?
Nas regiões andinas encontramos um tipo de carne desidratada e salgada muito semelhante ao nosso charque, lá produzido da carne de Lhama e ou de um gado conhecido localmente como Charqui, que por semelhança acaba nomeando nosso Charque.
Teve um grande valor comercial para nossa região já que possuíamos uma produção altamente sustentável, o charque era alimento de escravos em todo Brasil e em países como Caribe e principalmente em Cuba. A produção e exportação era quase única surgindo em posterior pequenas produções no Uruguai e Argentina, originando assim crises comerciais e ainda revoluções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário